Estudiosos levam o conceito de distância transacional um passo adiante

P ropondo um modelo de dinâmica de sistemas para examinar a relação entre
diálogo e estrutura na distância transacional. Em seu estudo, Saba e Shearer
concluem que, à medida que o controle do aluno e o diálogo aumentam, a
distância transacional diminui. Não é a localização que determina o efeito da
instrução, mas a quantidade de transação entre aluno e instrutor. Esse conceito
tem implicações tanto para as salas de aula tradicionais quanto para as
distantes. A utilização de sistemas integrados de telecomunicações pode permitir
uma maior variedade de transações, melhorando o diálogo para minimizar a
distância transacional.
Um segundo construto teórico de interesse recente para os educadores a
distância, e que tem recebido muita atenção na literatura teórica, é o da
interação. Moore discute três tipos de interação essenciais na educação a
distância. A interação aluno-instrutor é aquele componente de seu modelo que
fornece motivação, feedback e diálogo entre o professor e o aluno.
A interação aluno-conteúdo é o método pelo qual os alunos obtêm informações
intelectuais do material. A interação aluno-aluno é a troca de informações, ideias
e diálogos que ocorrem entre os alunos sobre o curso, seja de forma estruturada
ou não estruturada. O conceito de interação é fundamental para a eficácia da
faculdade EAD e programas de educação a distância, bem como dos
tradicionais. Melhor faculdade de analise e desenvolvimento de sistemas ead