A eclosão de uma pandemia e o colapso do mercado de ouro

Nestes tempos de crise, o valor do ouro aumentou, graças ao que reforçou o seu estatuto de bem valioso em tempos de agitação política e social, bem como turbulências nas economias e nos mercados financeiros. Foi semelhante em 2020, quando, entre outros, devido aos temores relacionados ao surto da pandemia de coronavírus, o preço do ouro aumentou cerca de 30% em apenas seis meses.

Acrescentemos, porém, que foi uma época de cortes recordes nas taxas de juros e enorme impressão de dinheiro, em que outros ativos, principalmente ações, também tiveram bom desempenho. Simplificando, naquele período específico, alguns compraram ações, antecipando uma melhora na situação das empresas e economias, outros investiram em ouro, temendo a chegada de tempos difíceis e/ou alta inflação causada por medidas fiscais e monetárias expansivas.
Envio dhl em recife pb
As visões sobre o futuro eram diferentes, mas, no geral, os preços em ambos os mercados estavam subindo. Em março de 2020, quando um grande pânico relacionado ao surto da pandemia se insinuou nos mercados financeiros, o ouro também começou a perder fortemente. O minério perdeu mais de 10% de seu valor em 2 semanas, mas vale ressaltar que, em primeiro lugar, foi seu declínio mais rápido em quase 40 anos e, em segundo lugar, ainda foi um dos mais baixos entre todos os ativos de investimento.