A fertilidade muda com a idade

A melhor idade reprodutiva para uma mulher é em torno de 20 anos de idade. A fertilidade diminui gradualmente após os 30 anos, especialmente após os 35 anos. Para cada mês que ela tenta, uma mulher saudável e fértil de 30 anos tem 20% de chance de engravidar. Para cada mês que ela tenta, uma mulher saudável e fértil de 30 anos tem 20% de chance de engravidar. Isso significa que para cada 100 mulheres férteis de 30 anos que tentam engravidar em um ciclo, 20 vão conseguir e as 80 restantes terão que tentar novamente.

Aos 40 anos, a probabilidade de ser mãe é inferior a 5% por ciclo; portanto, espera-se que menos de 5 em cada 100 mulheres sejam bem- sucedidas a cada mês. Um atraso geral na maternidade – Na sociedade atual, a infertilidade relacionada à idade está se tornando mais comum, pois, por vários motivos, muitas mulheres esperam até os 30 anos para constituir família.

Embora as mulheres de hoje sejam mais saudáveis e cuidem de si mesmas mais do que nunca, uma saúde melhor na vida adulta não compensa o declínio natural da fertilidade relacionado à idade. No entanto, os tempos biológicos não mudaram, por isso uma das questões que mais preocupa as mulheres hoje é quanto tempo podem atrasar a maternidade, ou o que é o mesmo, qual é a idade máxima em que podem engravidar. É importante entender que a fertilidade diminui com a idade da mulher devido ao declínio normal relacionado à idade no número de óvulos remanescentes nos ovários.

https://adrianadegoes.med.br/fertilizacao-in-vitro-fiv/

Dra. Adriana de Góes Soligo | Clínica de Reprodução Humana Assistida
R. do Rocio, 423 – Conj. 1502 – Vila Olímpia, São Paulo – SP, 04552-000
01130450016