Contabilidade gerencial e contabilidade de custos

A contabilidade regulamentada por lei é chamada de contabilidade financeira. É claro que fornece muitas informações valiosas para a gestão da entidade, mas é criado principalmente pensando em destinatários externos, como autoridades fiscais, investidores, sindicatos, etc. A contabilidade criada para fins internos é chamada de contabilidade gerencial na literatura. Não está sujeita a regulamentação legal rígida, uma vez que tem como principal objetivo fornecer à administração da entidade informações úteis ao processo de gestão.

Enquanto a contabilidade financeira é usada para registrar e avaliar eventos econômicos passados, a contabilidade gerencial é mais orientada para o planejamento de atividades futuras. A contabilidade gerencial inclui: com uma análise do ponto de equilíbrio de um determinado projeto, ou uma análise da estrutura de custos.
Melhor contabilidade em colombo
Nem todos os contadores são capazes de fazer uso das ferramentas oferecidas pela contabilidade gerencial, mas se um escritório de contabilidade oferece serviços no campo da contabilidade gerencial, então, na ausência de regulamentação legal para esse tipo de contabilidade, parece que não há nada a impedir que o escritório de contabilidade elabore análises facilitando a gestão de uma empresa ou organização não governamental.

Obviamente, deve-se ter cuidado para não entrar nas competências reservadas a certas profissões regulamentadas. Tendo em conta a reserva anterior, o gabinete de contabilidade pode ainda elaborar vários tipos de análises de suporte aos processos de gestão da entidade, em função das necessidades da sua gestão.