Qualidade da Evidência: Muito Baixa

Veja aqui

O subdesenvolvimento da reabilitação em muitos países e os equívocos generalizados de reabilitação como um acessório de luxo para cuidados essenciais ou apenas para pessoas com deficiência significativa resultaram frequentemente em serviços apenas em níveis selecionados dos sistemas de cuidados com a saúde. A reabilitação é, no entanto, necessária a todos os níveis, para a identificação das necessidades e para uma continuidade eficaz dos cuidados ao longo da recuperação de uma pessoa.

Caminhos de referência padronizados e outros mecanismos de coordenação entre os níveis ajudam a garantir uma boa transição de cuidados para resultados ideais. Uma força de trabalho multidisciplinar em um sistema de cuidados com a saúde garante que a gama de necessidades de reabilitação para diferentes domínios de funcionamento possa ser atendida. Embora a reabilitação multidisciplinar nem sempre seja necessária, ela tem se mostrado eficaz no manejo de muitas condições, especialmente aquelas que são crônicas, complexas ou graves.

Como diferentes disciplinas de reabilitação requerem habilidades específicas, uma força de trabalho multidisciplinar pode melhorar significativamente a qualidade do atendimento. A reabilitação em ambientes hospitalares e comunitários é necessária para garantir intervenção oportuna e acesso aos serviços. A reabilitação em ambientes hospitalares permite a intervenção precoce, que pode acelerar a recuperação, otimizar os resultados e facilitar a alta suave e oportuna.

Muitas pessoas precisam de reabilitação muito depois da alta do hospital, enquanto outros usuários podem precisar de serviços apenas na comunidade. Pessoas com deficiência de desenvolvimento, sensorial ou cognitiva, por exemplo, podem se beneficiar de intervenções de longo prazo que geralmente são mais bem realizadas em casa, na escola ou no local de trabalho.